terça-feira, 2 de agosto de 2011

Plissado manual

                             Formas para plissado manual
  1. Aqui estão as duas formas que iremos usar para fazer o plissado.Para fazer as formas usamos papel sulfite 40 Kg. Não poderá ser riscado com lápis, caneta, etc... Faça as dobras de um centimetro ou mais, caso queira um plissado mais largo.eu fiz o vinco da forma, usando régua.   
  2. Lápis,caneta se usado para marcar o vinco na forma poderá soltar tinta quando o tecido for molhado e manchá-lo. O vinco das formas deverão ser feitos de maneira que uma encaixe na outra.

                                                                   
                         Coloque o tecido entre as formas
        Aqui o tecido foi colocado entre as duas formas e já estamos fechando dobra por dobra. Obs: Este  procedimento de fechar as formas com o tecido deve ser feito com toda atenção, pois se o tecido ficar fora de alguma prega o plissado ficará com defeito. É sempre bom ter alguém para nos ajudar.  Aqui quem está me  ajudando é meu esposo.

                           Tecido dentro da forma parcialmente fechada.
                           Amarrar bem a forma. Isto evita que o tecido se solte e o plissado não fique bem feito.    Obs: Amarrar com tiras de tecido claro, pois se usar tiras coloridas poderá manchar o tecido que está sendo plissado.
                    Molhar o tecido que irá envolver a forma e passar com o ferro bem quente até o tecido secar  completamente.Repetir esta operação por três vezes.  deixar a forma juntamente com o tecido secar no varal de um dia para outro. assim a forma poderá ser aproveitada para outras vezes.deixá-la secar bem antes de guardar.

tecido sendo retirado da forma

                                             tecido plissado 

                            Parte interna do forro com o bojo colocado.  

                                    Plissado aplicado sob o bojo modelado.  
                          Frente do vestido  com o plissado já montado.

             O plissado é bastante trabalhoso,mas é bom poder entender como é feito manualmente. Tem outro jeito mais fácil de fazê-lo que é através de máquinas. Quando preciso de um vestido todo plissado, encomendo na minha cidade à  uma pessoa que é especializada em plissê. mas espero que tenha ajudado e qualquer dúvida estarei pronta  para tentar esclarecer.
                             Um abraço a todas e voltem sempre.

86 comentários:

  1. Que maravilha de post! Sabia que o plissado era feito em máquinas, mas nunca imaginei que funcionasse assim, artesanalmente. Depois de lavar a roupa pronta o plissado se mantém?
    Recentemente li que no antigo Egito se usava muito o plissado, mas o segredo da forma que eles o produziam se perdeu.

    ResponderExcluir
  2. Cleuza querida uma dúvida, no papel sulfite vc usa cola normal pra ficar do tamanho que queira?
    Outra dúvida no reforço do busto desse vestido azul que tecido vc usa, parece grosso como jeans.
    E obrigada por compartilhar.
    Bjs,
    Audrey

    ResponderExcluir
  3. Mom,obrigada pela visita.O plissado se mantém mesmo depois de muitas lavadas,só o ferro de passar, tem que passar longe do plissado rsrs.

    ResponderExcluir
  4. Audrey,eu coloco uma fita adesiva clara,para aumentar o papel.Quanto ao tecido usado foi o jeans.Uso sempre tecido mais grosso para ficar encorpado.bjs

    ResponderExcluir
  5. Cleuza muito obrigada pelo poste por esclarece as duvidas que tinha, nossa vou esperimentar essa tecnica.

    beijão

    aprendizdecostura

    ResponderExcluir
  6. Outra duvida, dá pra fazer essa tecnica de plissado "domestico", com malhas, tipo liganete, viscolycra e tem uma outra malha que descobri recentemente que é malha de crepe, é igual aquelas malhas de roupas de gala sabe? dá pra fazer nelas também?

    ResponderExcluir
  7. Oi Cintia,assim que fizer posta ai pra gente ver.
    Quanto a sua pergunta, nesse procedimento manual não da para fazer com malha. Fica melhor em alguns tecidos como cetim, organza, no tafetá já fiz também. Malha somente feito em máquina.
    bjs.

    ResponderExcluir
  8. oi Cleusa estou muito feliz que vc tenha voltado a blogar, estou começando a engatinhar na costura e estou completamente apaixonada por este mundo e ter pessoas tão especiais como vc me encorajam a fazer mais tentativas....obrigada por compartilhar o que vc sabe, bjinhos e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Silvana, pelo carinho,eu estou muito feliz em poder ajudar outras pessoas e quero cada vez mais compartilhar o que sei com vocês. E também aprendo muito através dos blogs que acompanho. Ótimo final de semana pra todos.

    ResponderExcluir
  10. Que descoberta maravilhosa. Lindo trabalho, nunca tinha visto.

    ResponderExcluir
  11. Paula, muito obrigada realmente é um trabalho lindo bastante complicado,mas vale o esforço.

    ResponderExcluir
  12. Quanto custa par plissar?

    elainedmj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. O processo de plissagem atual é utilizado estufas para modelos ,sollei,godê,retos etc...o processo artezanal com ferro a vapor ,funciona para demandas pequenas,leva muito tempo para ficar pronto,enquanto na estufa você pode plissar ate 400 modelos em 1,30 minutos .
    A empresa Art Plissados,desenvolve estufas e modelagens específicas para plissagem e esta desenvolvendo uma máquina que poderá inovar o mercado de plissagem .
    www.plissados.no.comunidades.net

    ResponderExcluir
  14. Art plissados,Que boa notícia,vou aguardar anciosa pela novidade.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada amiga adorei.bssssssssssss

    ResponderExcluir
  16. oi cleusa adorei o modo como tu enssinou como plissar mas fiquei em duvida se e so molhar o tecido para plissar ou tem que por alguma coisa na agua por favor me tira esta duvida um abraço 21-10-2011

    ResponderExcluir
  17. Respondendo a última duvida, não uso nenhum fixador. Somente o tecido que envolve a forma é umidecido, e claro, que vai umidecer o tecido a ser plissado.

    ResponderExcluir
  18. oi cleusa obrigado por ter me tirado a duvida sobre o plisado , meu mome e sonia moro em passo fundo rs em grande abraço

    ResponderExcluir
  19. Oi,Cleusa,tem algun produto que possa ser usado para fixar o plissê por mais tempo,adorei a tecnica,bjus.

    ResponderExcluir
  20. MARIA HELENA... oi cleusa tambem gostei muito,trabahlo com roupas de festasvou tentar faser, mas os plissados mais bonitos são feito no godê neste caso poderia fazer a forma no gode,e tem mais eu ja faço um especie de plissado aquele torcido so q tem que ferver em alta temperatura para não desfaser depois, acredito que neste seu método tambem daria certo ferver...bjos 07-11-2011

    ResponderExcluir
  21. Maria Helena, os plissados em godê são lindos, daí é só fazer a forma no godê também. quanto ao plissado fervido já fiz,mas neste caso aqui não pode ser usado pois a forma é de papel.

    ResponderExcluir
  22. Você nem imagina como eu procurei aprender essa técnica na internet, até mesmo em sites internacionais. Muito obrigada.
    Com tantas informações preciosas na arte de costura eu criei um blog sobre sites interessantes, vídeos, técnicas e algo mais! Vou indicar o seu blog com suas técnicas de drapeados e plissados, são ótimas.
    Meu blog é http://caminhosdacostura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Ok Mery,muito obrigada e que bom que as pessoas estão gostando desta técnica. É muito antiga e pouco difundida por causa dos plissados feito em estufas e máquinas. Mas é bom saber como se faz manualmente.

    ResponderExcluir
  24. Vc não coloca nenhum produto para fixar as pregas do plissê

    ResponderExcluir
  25. Não, nunca coloquei. Tenho uma receita que me disseram para ser usada, mas a senhora que me ensinou fazer disse que se o plissado for bem feito não é necessário nehum fixador. vou procurá-la, não sei onde guardei, assim que encontrá-la posto aqui.

    ResponderExcluir
  26. Muito bacana, obrigada por compartilhar!
    Pelo tipo de tecido e quantidade, vou ter que contratar alguém pra fazer a máquina pra mim, se vocês souberem de alguém em Belo Horizonte/MG me indiquem!
    Achei esse arquivo aqui muito interessante: http://sbrtv1.ibict.br/upload/sbrt-referencial174.pdf
    Ensina a fazer usando gelatina para engomar e ensina também alguns tipos de formas (pregas) para o plissê, gostei muito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. olá cleusa, descobri seu blog por acaso no google e já gostei de cara. O papel que vc usa, qual é, preciso fazer plissado para busto igual ao azul que vc mostra aqui, e gostaria de tentar como ensinou.
    outra coisa como faço para cortar e depois prender o bojo no forro e deixá-lo aparecendo no avesso. tentei cortar o tecido circulando o bojo mas não ficou muito bom. poderia me ajudar?
    Parabens pelas suas portagens estão maravilhosas e super úteis para mim.
    Izabel Ramirez-Ribeirão Preto-SP (sua mais nova fã)

    ResponderExcluir
  28. Izabel, o nome do papel é sulfite 40kg. Quanto ao bojo não expliquei bem neste post pois estava fazendo a demonstraçao sobre o plissado, mas aqui eu coloquei ele entre o forro e o tecido do vestido, ele ficou interno não precisou ser forrado. Obrigada pela (nova fã) e se precisar ajudo com prazer.

    ResponderExcluir
  29. tem como vcs me passar o produto q vcs uzam para plissar o tecido

    ResponderExcluir
  30. onde posso mandar faser forma para fazer plisse preciso fazer 1 pessa no gode

    ResponderExcluir
  31. Não uso nenhum produto é como demonstrei acima . A forma do plissado foi eu mesmo que fiz como expliquei no primeiro passo.

    ResponderExcluir
  32. Adorei a dica de como fazer o plissado, adoro trabalhos manuais e principalmente tentar algo novo. Parabéns pela dica, Deus lhe abençõe. Bjs.

    ResponderExcluir
  33. Adorei a dica, muito obrigada,que Deus te ilumine e que continue ensinando ....a anos procurava por isso...Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  34. Obrigada Antonia, Que Deus abençõe a todos vocês que passam por aqui.

    ResponderExcluir
  35. Olá Cleusa, encontrei sei blog por acaso. Parabéns pela sua disposição em demonstrar uma técnica tão antiga e tão valiosa para os amantes da "Arte do Vestir".Um grande braço Lenir

    ResponderExcluir
  36. Oi Cleusa! Esta de parabens pelo trabalho! Voce me responde uma coisa, preciso fazer vestido de anjo plissado, primeiro eu corto o molde e plisso as partes separadas ou plissa o pano inteiro sem cortar!!!!FLAVIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia,se for no fio reto primeiro você plissa depois corta. Se for no godê corte o tecido em godê depois plissa. Lembrando de deixar um pouco mais comprido,pois quando plissado costuma dar pontas e é preciso aparar o tecido plissado.

      Excluir
  37. Oi cleusa, já faço vestidos de anjo plissado com uma forma que comprei em cianorte Paraná mas não consigo encontrar mais onde vende e fazer uma é bem trabalhoso pode me dizer onde compro a forma godê? Há um detalhe seu trabalho em tecido é ótimo parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dirlene, infelismente não sei, aqui na minha cidade tem uma moça que faz o plissado, mas não sei se ela faz a forma pra venda.

      Excluir
  38. Olá Cleusa , Primeiramente parabens por seu trabalho e Gostaria de saber se todo tecido pode ser plissado? e na hora em que molha o tecido amarrado ao papel ele molha tbm? e quanto tempo ele fica na agua ? Agradeço desde de já !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eva, não sãos todos tecidos que podem ser plissados. musselina, cetim, organza,tafetá são ótimos para plissar. Quanto ao papel também molha quando colocamos o tecido molhado sobre ele. Mas a forma não fica na agua não,apenas o tecido que envolve a forma é que está molhado e será passado sobre ele o ferro de passar bem quente. assim ele irá secar um pouco e depois você deixa a forma com o tecido dentro secar em um varal.

      Excluir
  39. onde posso fazer plissados diga um numero telefone por favor obrigaddo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em São Paulo tem lojas que faz plissados, vou entrar em contato com eles e posto o endereço aqui.

      Excluir
  40. Oi Cleusa! O tecido que vai dentro da forma e molhado ou seco! E o tecido que envolve a forma que sera molhado, eu passo com ferro ele seca. tira ele e molha de novo e enrola na forma outra vez para passar o ferro, porque nao pode colocar a forma na agua! E como faz a bainha no tecido plissado!

    ResponderExcluir
  41. Flávia, O tecido dentro da forma é seco. (Lembrando que a forma é de papel) Se colocar o tecido molhado na forma, até conseguir dobrar a mesma terá rasguado-a pois o papel não aguentaria. A bainha eu faço a lazer ou de lenço.

    ResponderExcluir
  42. oiiitdo bem? tenho um vestido plissado(ganhei) esta muito comprido/como faço p/ cortar(fazer a bainha)qual profissional devo procurar ??? obrigado bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliete,estou bem obrigada. Você deve procurar uma costureira pra cortar e fazer a bainha.

      Excluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. oK mais fiquei sabendo que ñ pode ser cortada c/tesoura comum,tem que ser corte a Laser,pois ñ pode costurar,ele(o vestido) ñ tem costura na bainha,é verdade?? bjss

    ResponderExcluir
  45. Eliete, se ele não tem costura é feito no lazer. Eu tenho uma fit lazer, mas tem costureiras que não tem faz com vela. O problema é que a bainha fica um pouco escura.

    ResponderExcluir
  46. Plissagem com estufa.
    A plissagem com estufa,consiste em calor+vapor+
    Tempo.O calor específico para moldar a peça,o vapor ideal para umedecer o ambiente e deixar a modelagem hidratada,o tempo ideal que a modelagem,ficará na estufa.
    1-Abrir a modelagem em uma mesa,fixando a parte de baixo com pregadores de tecido,e enrolando a parte de cima(para lado esquerdo).
    2-Após aberta a modelagem na mesa,posicionar o tecido no centro da modelagem,procurando sempre,posicionar o tecido sempre em fio reto(ou seja,de uma forma que não forme torres,escadinhas,se não na hora que a peça for para costura a junção ficará com problemas.
    3-Após posicionar o tecido na modelagem,você irá sobrepor a parte de cima que está enrolada,
    evitando,movimentar o tecido,após sobrepor a
    modelagem ,faça o alinhamento e comece colher,mantendo sempre a modelagem esticada,
    para que não gére defeito na peça.
    4-Procurar sempre fechar a modelagem com duas
    Pessoas,uma do lado das pregas mais finas e outro do lado das pregas mais largas,com sincronização
    na hora de fechar.
    5-Após fechar a modelagem,evite que ela sanfône,
    Coloque na parte fina uma chapinha de ferro ou um
    pedaço de madeira na largura da modelagem e
    amarre com tiras de tecido.
    6-Após realizar todo procedimento leve a modelagem,na estufa.O tempo de permanência na
    estufa vai depender da quantidade de modelagens,
    que está dentro dela,quanto maior o número,mais tempo requer para plissar.
    7-A plissagem em estufa,depende simplesmente de
    modelagens quanto maior o número de modelagens,mais rápido a entrega do trabalho.
    8-As modelagens são confeccionadas com papeis
    específicos e gramaturas diversas.
    9-Elas são divididas por graus(modelos em formato de leque,sollei),e diversos ângulos,e pregas diversas
    10-As modelagens retas,com pregas acima de 1ctm,
    pregas menores é feito em máquinas,devido a dificuldade para fechar a modelagem.
    11-A durabilidade da modelagem,vai depender da forma que ela será utilizada,e da freqüência que
    será utilizada,geralmente dura em média 2 anos

    ResponderExcluir
  47. Plissagem com máquina.
    1-A plissagem com máquinas ,só tecidos retos,modelos godê,não são plissados em máquinas,são plissados em estufas.
    2-As máquinas que existem hoje em dia ,são importadas,e geralmente faz um formato só de
    Plissagem,te possibilitando aumentar ou diminuir o
    Tamanho.
    3-A máquina possui dois rolos,um sobrepondo o outro,com resistência em seu interior,ela trabalha com rolos de papel com gramatura de 25gm,um rolo em cima e outro em baixo,passando por uma mesa,onde é colocado o tecido,em peça ou rolo.
    Ou seja ,o tecido ficará no meio dos dois papeis,e a faca realizará a dobra no tecido, e a temperatura irá
    moldar o tecido.

    ResponderExcluir
  48. Analizando a dinâmica da máquina de plissar e a necessidade de produzir demandas em alta escala,foi criado uma máquina simples porem eficaz no processo de plissagem com modelagens,eu a chamo de (pranchão),consiste em base e parte superior aquecida com micro furos para saida de vapor,para manter a modelagem hidratada e aumentar sua vida útil,é excelente para modelos retos,e de fácil manuseio,porém não é comercializado,criamos para facilitar nossa prestação de serviço.

    ResponderExcluir
  49. O processo de plissar existe há muito tempo,porém não houve muita inovação no seguimento,ou seja existe o acordeon,retos com pregas batidas,o peixinho,o amassado,o formato guarda-chuva ,enfin....O mercado é dominado por coreanos que detém sua tecnologia,importando máquinas da corea,e dominan o pólo indústrial (Bom Retiro).A nalizando todo o contexto,percebi a necessidade de inovação,de colocar algo no mercado único,com o mesmo processo de plissagem,,porém oferecer vários formatos ou desenhos no tecido.( plissê impression) ou seja imprimir no tecido formas diversas utilizando o calor para moldar a pç.Essa máquina esta em teste,,mas já temos resultado satisfatório,seremos a única empresa a oferecer este serviço.

    Espero ter exclarecido algumas dúvidas.
    Abraço para vc,Cleusa

    Art Plissados
    Ney

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Ney,obrigada por seus esclarecimentos e fica ai pra todos que buscam aqui mais informações sobre o plissado.

      Excluir
  50. Oi Cleusa cmprei uma máquina de plissado.Gostaria de fazer o curso para fazer formas.Meu e-mail é caroltocafundo@hotmail.com,obrigada.

    ResponderExcluir
  51. Testei o método e ele funciona mto bem.
    Mas estou tendo dificuldades p/ plissar uma metragem grande de tecido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse método é mais pra pequenas metragens.

      Excluir
  52. encontrei este blog por acaso hoje, e adorei, também tenho um atelie e no momento trabalho somente com reformas pois acho comercialmente falando melhor,sou costureira a mais de 40 anos mas estou aprendendo todo dia como aprendi o plissado hoje aqui no seu blog.bjs quando puder de uma olhada no meu marinaateliecostura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  53. Cleuza, Adorei seu blog, voce ensina com tanta praticidade que até parece ser facil para quem é desajeitada como eu, rsss.
    Quero muito uma saia longa preta plissada com um tecido um pouco transparente, que tecido vc me indicaria pra comprar?
    sabe de alguem que faz a plissagem e envia?
    Grande abraço,

    Rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana, o tecido transparente pode ser musselina, organza, gazar etc...

      Excluir
  54. Vejam o video no youtube,ele mostra duas formas de plissagem.
    http://www.youtube.com/watch?v=nQH9_sVcIgA&feature=colike

    ResponderExcluir
  55. mandei fazer um vestido todo de tecido plinsado, mas ao sentar percebi que ele cria barricadas, ele faz um volume pra frente, deixa marca e cria uma ponta, achei horrivel, q dica vc me da?
    ja taquei amaciante pra ver se amaciava mais o tecido e nada, realmete o vestido nao é forrado, mas minha costureira disse q tambem nao adiantearia...... me ajude pra eu nao perder meu vestido tao lindo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu email
      ciete.colen@hotmail.com

      Excluir
  56. Olá cleusa,

    Primeiramente adorei seu blog,espero que possa me ajudar, gostaria de saber se consigo arrumar um vestido plissado usando a tecnica que vc demostrou?

    ResponderExcluir
  57. O vestido já é plissado? tem que fazer a forma com o tecido um pouco maior que o tamanho que deverá ficar pois normalmente com o plissar forma algumas pontas que tem que aparar.

    ResponderExcluir
  58. Cleusa me ajuda.. passei uma parte da minha saia que é plissada e o plissado saiu... ou seja tenho uma saia plissada só que com defeito... com uma parte lisa............. Me SOCORRREEEEEEEE como eu recupero a saia... Ass: erika Suely : segue meu email erika_esaf@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Erica, não sei se consegue recuperá-la, acho que terá que plissar toda novamente. Sinceramente eu não tenho experiencia com plissado só sei a tecnica, mas não trabalho com isso. Me desculpe, mas não posso te ajudar.

      Excluir
  59. Cleusa Soares, boa noite. Vc sabe se tem tecido ja plissado para comprar por metro?
    Obrigado! Rosangela.

    ResponderExcluir
  60. Cleusa me socorre por favor, como coloco bojo numa peça de roupa preciso por e não tô conseguindo, obrigado bj no seu coração e FELIZ 2013!!!!!!! Edna.

    ResponderExcluir
  61. Estou com uma duvida, tem que usar algum liquido ou é só mesmo o ferro de passar.

    ResponderExcluir
  62. Hola Cleusa, como está? Felicitaciones por su trabajo. Você cre que da para hacer eso con una saia até el joelho. Tendria que ser dividido frente e costas. En centimetros quanto eu tenho que aumentar da modelagem normal para no reducir tanto el tamaño del tejido? Gracias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. crei que uns vinte centimentros a mais ficaria folgada, mas se quizer larguinha deixe mais. Tem a saia feita em godê que já ficaria abrindo mais na barra. corte duas partes iguais pra fazer frente e costas e plisse as duas juntas sendo assim ja fica pronta frente e costa

      Excluir
  63. Cleusa, preciso refazer um plissado que perdi numa parte do vestido. Vc pode pegar o serviço? obrigada.

    ResponderExcluir
  64. Cleusa , gostaria de saber se nao existe mais maquina de plissado,por que ja procurei muito e nao achei ! Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao conheço a máquina, parece que díficil de encontrar

      Excluir
  65. Cleusa, você poderia plissar novamente uma saia para mim?

    ResponderExcluir
  66. oi...cleusa tudo bem eu trabalho como costureira tambem e adorei visitar sua pagina ...pois estou querendo diferenciar o meu trabalho e estou pesquisando ......adorei conhecer seu trabalho.... sou de piumhi MG UM BARAÇO

    ResponderExcluir
  67. para quem gosta de vestidos diferentes e exclusivos fica a dica de visitar o site www.vestidoimportado.com.br a grande diferença que todas as fotos que você vê no site ( mais de 200) são de vestidos em estoque na loja que fica na Av. Zumkeller 154 na zona norte de SP (11) 2235-0268

    ResponderExcluir
  68. Olá,Boa tarde,meu nome é Elon,caso estiver interessada,vendo maquinas de plissê e formas tambem,meu tel é (11)3983-6600,Obrigado.

    ResponderExcluir
  69. Boa noite Cleusa!

    Por favor, você tem um lugar para indicar que plissa tecidos?

    Obrigada

    Paty

    ResponderExcluir
  70. ola preciso saber se vc sabe alguem que plissefitas ou tecidos em passo fundo RS obrigada

    ResponderExcluir